segunda-feira, 21 de maio de 2012

2. Pés no barro

2.       Pés nos barro.

Foi daí que eu me lembro de onde tudo aconteceu, aquela lembrança no inicio, do principio, do começo de tudo. Quando eu tento lembrar da minha primeira lembrança.. me vem
PES NO BARRO! A gente morava eu e minha mãe em um bairro chamado JOAO DE BARRO no bairro Niterói de Canoas, era uma invasão. Varias pessoas ali na aquela época invadiram e determinavam seu terreno a fim de que a prefeitura uma vez pudessem nos legalizar. (isso foi uma barra, ainda me lembro) mas enfim, tinha barro. MUITO BARRO. Aquele vermelho.

Agente morava em um casebre, que era somente uma peca de madeira, com frestas que entravam vento frio, o telhado era de zinco e tinha uma patente no lado de fora. ( patente, era aquele banheiro típico de interior...que fazem um furo no chão e ali vão sendo dejetados todos os dias as necessidades.) aquilo era fundo, fedido e sempre tive medo. E nojo. 
Parecida a boca de um monstro. E era.

Ali, na aquele lugar lembro-me de muitas coisas, lembro quando eu corria de pés descalços, de quando roubaram meu chinelo novo que tinha ganhado. Tenho quando dançava É o tchã, quando vi um balão de ar pela primeira ver no céu. Quando presenciei um tiroteio, ficava sabendo de pessoas que haviam sido mortas ali, lembro da prefeitura quando tentaram nos tiram de lá.

A coisa que mais adorava naquela época era ir buscar água na Caixa de água (aquelas gigantes que ficam no alto) pois na comunidade ainda não tinha encanamento nem saneamento enfim...
Daí buscávamos água em galões, baldes. Era tão divertido, ainda me lembro que tomava banho junto com outras crianças de mangueira ao ar livre, ali mesmo.

Conheci minha melhor amiga. A Eliane ( só de me lembrar, dessas coisas já me emociono. desculpem) e Eliane era minha melhor amiga, nós brincávamos muito, corríamos em dia de chuva pelo barro de pés descalços, atormentávamos os vizinhos, jogávamos bola, esconde-esconde, pega-pega, dançávamos e cantávamos (adorávamos cantar!)  Bom, desde de sempre tive mais facilidade e entrosamento de amizade com meninas. Eliane, era bem loirinha, cabelos quase brancos de tão loiros. Se ainda me lembro era filha de um pai também desconhecido ou o pai não queria saber dela mesmo. Mas lembro que ela tinha padrasto. A família dela era grande lembro que ela tinha milhares de irmãos, lembro de um se chamava Sebastião, que tocava violão que até minha mãe chegou a namorar.

Lembro como se fosse ontem, quando começaram a surgir bares, botecos, com onde vários velhos bêbados e barrigudos reuniam-se.. onde tinha mesa de sinuca e pista de boliche.
Aquele era o nosso lugar preferido, adorávamos ficar assistindo eles jogarem. ( mesmo não entendo nada) sempre que conseguíamos reunir alguns trocados íamos correndo comprar, balas, bolachinha recheada SAPECA, pirocoptero que sempre parava em cima de algum telhado ou aquele pirulito que era uma cestinha de plástico que agente assoprava o ar para levantar e permanecer a bolinha dentro da cestinha. enfim ( agente adorava esse pirulito) ... e os sonhos.

Ah, os sonhos.
Ainda me lembro quando nós colocávamos as moedinhas todas em cima do balcão com as ponta dos pés, empurrando com os dedinhos. ( pois o balcão era muito alto) e não alcançávamos.
O sonhos eram recheados de mu-mu. (doce de leite). Era a coisa mais deliciosa e maravilhosa que uma criança poderia ter.

Eu chegava a sonhar com sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário